Radioastronomia amadora

Construção Radiotelesocpio amador 12 GHz Radioastronomia Amadora

A Radioastronomia amadora no Brasil é relativamente inexistente, pois, a informação técnica e teórica dos instrumentos envolvidos na pesquisa de observação são raros (INPE ), necessitando conhecimento de eletrônica e Telecomunicações  (radioamadores tem gabarito para isso), além do conhecimento de física teórica de radio emissão (estelar, ciclotron e etc..) do espectro eletromagnético que não seja o visível (Luz), este que possuí grande gama de livros didáticos, lunetas e telescópios de fácil aquisição comercial para variados tipos e bolsos.

Para a conclusão do Curso de Física  da UCB, apresentei como trabalho final a construção de um radiotelescopio amador em micro-ondas (nova regra gramatical..rsrs) 12GHz, dotado de um sistema automático de aquisição de dados, apesar de ser um trabalho pioneiro (até o momento), e o foco principal que era me formar…ele possuí alguns norteadores para aqueles que quiserem iniciar ou tentar nessa área.

Ele é fácil de construir pois, é usado como receptor o LNB da SKY (tv por assinatura) e outros instrumentos relativamente fácil aquisição e custo.

Aqueles que quiserem contribuir com link’s e material didático ouqualquer coisa últil será bem-vindo

radiotelescopio2

RADIOTELESOCPIO AMADOR UTILIZANDO ANTENA SKY

LNB (bloco baixo ruído) com o sistema automático de aquisição de dados plotando a intensidade da radiação Solar passando pela antena.

https://docplayer.com.br/5101677-Universidade-catolica-de-brasilia.html

transito solar

26 responses

12 11 2009
Dário

parabéns! esse seu trabalho pioneiro, demonstra a necessidade de investimentos na área de pesquisa.
A Radioastronomia amadora agradece a sua participação…abraços.

26 12 2009
Lilian

Olá, meu nome é Lilian, sou formanda do curso de Física da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisando na net algo sobre radioastronomia, meu professor propôs a montagem de um raiotelescópio de acordo com o seu trabalho. Nós conseguimos montá-lo, porém não conseguimos fazê-lo funcionar. Gostaria de um contato para que pudéssemos conversar sobre a montagem e tentar encontrar o possível erro. desde já agradeço, e o parabenizo pelo ótimo trabalho.

Lilian

29 12 2009
kleybom

olá Lilian…com certeza..posso ajudar, parabéns! pelo desafio estou lhe enviando um e-mail com o meu msn para melhor discussão..abraços.

19 08 2010
Antonio Filho

Olá, sou estudante de Biologia, e me interesso por radioastronomia amadora, tenho em casa uma antena da via embratel com seu receptor digital, tenho um notebock gostaria de saber se pode me ajudar a montar um sistema de radioastronomia amadora para mim. Obrigado aguardo resposta.

26 08 2010
kleybom

Caro Antonio Filho, estou preparando a construção de um novo radiotelescópio amador com partes mais detalhadas e menos rigor na manipulação e conhecimento de eletrônica, visto que o meu projeto do TCC exije maior conhecimento na área, este novo radiotelescopio terá componentes de interface e coletas de dados bem mais modernos e fácil aquisição, e o melhor a configuração…dos conversores. assim, que estiver pronto estarei postando aqui no blog a construção de uma forma mais clara e objetiva para hobbystas e amadores…sugiro que não se desfaça da sua antena, o receptor não será utilizado no projeto….abração.

9 10 2010
Lidiane monteiro

estou pesquisando sobre radioastronomia para escrever um trabalho, onde posso captar mais fontes?
sou da ufrpe, e gostaria de saber se qnto custa montar um radiotelescópio

18 10 2010
kleybom

VC deve procurar as fontes bibliográficas no brasil… no site do INPE..pois, eles produzem materiais do tipo dissertações e teses…e pesquisa na área… não criei ainda um banco de links da internet ainda..já que eles mudam muito… o jeito é perguntar para o sabe tudo do google… pesquisar por imagens é um bom filtro…boa sorte.!!

18 10 2010
kleybom

é muito complexo… o valor de um radiotelescópio… pois, vai depender de muitas variáveis… do tipo frequência utilizada… ganho de antena…este meu projeto em micro-ondas 12 GHz… hoje, deve ser uns .. estourando uns 200 reais…se já possuir um computador.

27 02 2011
Andre Luis Brito Querino

Ola, sou estudante de fisica do instituto federal do maranhao, nao consigo baixar o arquivo do site http://www.fisica.ucb.br/sites/000/74/00000088.pdf e nem consigo encontra-lo. Voce poderia me disponibiliza uma copia por e-mail.

5 05 2011
kleybom

ealmente o link foi quebrado e simplesmente sumiu todos os trabalhos da faculdade…irei enviar o meu trabalho por e-mail para você… juntamente com o desejo de boa sorte!

18 03 2011
william

Olá!

Gostaria, se você pudesse, que me manda-se seu trabalho de TCC “construção de um radio telescopio amador em microondas…” pois no link disponibilizado no blog nao esta mais funcionando e nao encontrei na sua ex-faculdade.
Estou lhe pedindo pois tenho interesse em construir um radiotelescopio amador, e inclusive talves tambem utilizar o projeto como TCC.
Se puder me ajudar fico muito grato!

William

5 05 2011
kleybom

realmente o link foi quebrado e simplesmente sumiu todos os trabalhos da faculdade…irei enviar o meu trabalho por e-mail para você… juntamente com o desejo de boa sorte!

13 07 2011
sergio

kleybom
boa noite
eu montei o radio telescopio fiz alguns teste não tive resultado.eu queria entrar em contato com vc para tira algumas duvidas.
grande abraço.
sergio.

25 07 2011
kleybom

ok!

gostaria saber se você..leu o meu artigo…

qual foi a dificuldade e o resultado encontrado…

para que eu possa analisar…grato!

16 07 2011
sergio roberto

ola!
eu montei o radio telescopio mais operação não foi 100% estou com duvidas vc pode me ajudar .
obrigado
sergio.

1 09 2011
kleybom

posso sim sérgio… só me dizer… e parabéns.. que já montou e deve estar faltando pouca coisa… antemão pergunto se vc conseguiu by passar o capacitor de entrada da placa de som ? sem isto o software não registra o sinal… pois, o capacitor barra o sinal…abraços.

25 08 2011
Fabio Marques

Ola amigo, muito bom o seu trabalho, algo realmente pioneiro, li e me interessei, a unica coisa que senti uma certa dificuldade, foi em como fazer a ligação e alimentação dos componentes do projeto, estudo astronômia desde pequeno, e atualmente estou no curso de telecomunicações, ainda não comecei o meu projeto (baseado no seu) sendo assim não percebi ainda como fazer a ligação, se possivel gostaria de saber se você tem algum esquema de ligação dos fios ou algo assim para me mostrar!
agradeço muito a atenção!!

Fabio MP

1 09 2011
kleybom

As ligações são simples na totalidade, a parte mais complexa e é a mais complexa é no jumper do capacitor (fazer o sinal passar sem ser por ele) da placa de som, pois, este capacitor não deixa que a tensão que vem do radiotelescopio ir para o processamento digital…isto é devido a placa de som trabalhar com sinais que oscilam no tempo… diferente do sinal do radiotelescopio que é contínuo…saúde.

1 09 2011
Vitor Siqueira

Sou apaixonado por radioastronomia, gostaria muito de receber seu trabalho em meu email, ja que o link esta OFF, desde já obrigado.
Sou um Dentista e astronomo amador, Deus abençoe.

1 09 2011
kleybom

Já enviei para o seu e-mail, se não chegou me avise!

1 12 2011
Alysson

Em primeiro lugar, parabéns pelo seu importante trabalho.
Sou técnico em eletrônica e radioamador, gostaria que você me enviasse um e-mail com as instruções para montar o radiotelescópio amador, pois também sou muito interessado por física e astronomia.
Obrigado pela atenção e um abraço e Você e a todos os Visitantes do Site.
Deus abençoe a todos

13 01 2012
Santana

Ola amigo, sou um entusiasta em astronomia, gostaria muito de receber seu projeto do radiotelescópio em meu e-mail.
Agradeço pela atenção e parabéns pelo site e pela Graduação em Física.
Deus o abençoe !

29 04 2012
Rafael Elétrico

Encontrei sua monografia em pdf na internet!!

Clique para acessar o TCCKley2007.pdf

Assim todos poderão baixa-la e ler. Obrigado!!

3 05 2012
kleybom

Valeu Rafel …. por resgatar o link… fica bem mais fácil … acessar e compartilhar!

26 02 2013
Rodrigo Oliveira da Costa

Vendo sua monografia me interessei em seu projeto e, estou em parte, dentro da parte central da Anomalia Magnética do Atlântico Sul

Gostaria de saber:

1- Posso utiliza-lo?
2- Tem como torna-lo uma obra de creative commons? Assim seria mais simples de acessa-lo http://creativecommons.org/
3- Que projetos poderia usa-lo e colaborar(sim sou um entusiasta, mas sei nada de astronomia)
4- Temos algum projeto de colaboração nacional que posso ajudar usando ela

26 02 2013
kleybom

BEM, SOBRE A APLICAÇÃO DO MEU PROJETO PARA OBSERVAÇÃO EM 12 GHz ACHO POUCO APLICÁVEL, VISTO QUE, AS RADIAÇÕES PROVENIENTES DESSA ANOMALIA MAGNÉTICA SERIA EM FREQUÊNCIA BAIXAS NA CASA DOS 10 MHz… JÁ QUE PODERIA SER OBSERVADO RADIAÇÕES CICLOTRON, CARGAS ELÉTRICAS ACELERADAS PELO CAMPO MAGNÉTICO, E A MAIOR CONTRIBUIÇÃO SERIA NO ESTUDO DO NÍVEL DE IONIZAÇÃO ATMOSFÉRICA… NÃO SEI REALMENTE SE TERIA UMA BOA APLICAÇÃO NA FREQUÊNCIA DE 12GHz… PARA FREQUENCIAS MAIS BAIXAS SERIA NECESSÁRIO OUTRO RECEPTOR DE RADIO..! O QUAL EU CONSTRUÍ UTILIZANDO UM TUNNER DE TV QUE TEM SINTONIA DE VHF ATÉ UHF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: